A minha foto

Técnico de Farmácia

Técnico de Farmácia


Validação

Valid XHTML 1.0 Strict!

Valid CSS2!

Introdução


Sabe o que é e o que faz um Técnico de Farmácia?

Leia esta página e descubra a minha profissão, em particular a sua vertente hospitalar, e outras informações sobre Farmácia.

Por exemplo, sabe o que têm em comum Farmácia, Internet e Comunicação e como se podem relacionar?

Descubra a resposta no meu Projecto do 4º ano de Licenciatura: "A Internet como meio de comunicação e colaboração em Farmácia".

Perfil profissional


O Técnico de Farmácia é uma das 18 profissões do grupo dos Profissionais das Tecnologias da Saúde.

O Técnico de Farmácia tem uma formação superior especializada e desenvolve a sua actividade técnica e científica com autonomia e responsabilidade, integrado em equipas multidisciplinares na área da saúde.

O Técnico de Farmácia intervém em todo o processo do medicamento desde o fabrico, análise e controlo de qualidade, gestão de stocks, distribuição e dispensa de acordo com a prescrição e diagnóstico médicos e aconselhamento sobre sua utilização correcta.

O Técnico de Farmácia pode exercer as suas funções na Farmácia Comunitária, Farmácia Hospitalar, Industria Farmacêutica e Parafarmácias.

O Técnico de Farmácia tem o dever de participar na formação e aconselhamento de utentes e outros profissionais de saúde sobre o uso correcto de medicamentos e de manter os seus conhecimentos científicos e profissionais constantemente actualizados.

Veja o perfil profissional do Técnico de Farmácia no Guia de Caracterização Profissional do Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social.

História da profissão (resumo)


O início da profissão "Técnico de Farmácia" remonta aos anos sessenta (1961/62), onde aparece com a designação "Preparador de Laboratório Farmacêutico" no Regulamento Geral da Farmácia Hospitalar do Ministério da Saúde e Assistência.

Em 1977, o Decreto Regulamentar nº 87/77, do Ministério dos Assuntos Sociais inclui os "Preparadores de Laboratório" na Carreira de Técnicos Auxiliares dos Serviços Complementares de Diagnóstico e Terapêutica.

Em 1982 são criadas as Escolas Técnicas dos Serviços de Saúde (E.T.S.S.) de Coimbra, Porto e Lisboa das quais continua a constar o curso de Preparador de Laboratório Farmacêutico.

A designação profissional de Técnico de Farmácia aparece pela primeira vez em 1985 no Decreto-Lei nº 384-B/85 que cria a Carreira de Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica.

No início dos anos 90 as E.T.S.S. do Porto, Coimbra e Lisboa passam a designar-se Escolas Superiores de Tecnologia da Saúde (E.S.Te.S.), são integradas no Ensino Superior Politécnico e atribuem o grau académico de Bacharel aos alunos formados.

A partir da Portaria n.º 505-D/99 de 15-7-1999 as E.S.Te.S. passam a conferir o grau de Licenciado. Os Cursos são organizados em dois ciclos: o 1º ciclo confere o Bacharelato e o 2º a Licenciatura.

O estatuto legal da carreira dos técnicos de diagnóstico e terapêutica e o conteúdo funcional do Técnico de Farmácia estão definidos no Decreto-Lei nº 564/99 de 21 de Dezembro.

Escolas


Associações e Sindicatos


Os Técnicos de Farmácia como grupo profissional são representados pelas seguintes associações profissionais:

  • Associação Portuguesa de Licenciados em Farmácia (APLF): www.antef.com. (Ex-ANTEF - Associação Nacional de Técnicos de Farmácia).
  • Sindicato das Ciências e Tecnologias da Saúde: www.scts.pt.
  • Sindicato dos Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica (SINDITE): http://www.sindite.pt/.
  • Sindicato Nacional de Profissionais de Farmácia (SINPROFARM): www.sinprofarm.pt.
  • Sindicato Nacional dos Profissionais de Farmácia e Paramédicos (SIFAP): www.sifap.pt.
Topo
Áreas do site:  Principal  Biografia  Téc. Farmácia  Jogos  Contactos
© 2004 Abílio Vasconcelos