Introdução

 

No Departamento de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial da Universidade do Porto desenvolveu-se uma solução protótipo de “Simulador Sísmico Multiaxial”, que se apresenta a concurso no salão de Inovação e Criatividade do ENDIEL 2007.

A Inovação reside na criação de uma solução “compacta” de uma mesa com 5 graus de liberdade, de elevada capacidade de força e boas prestações dinâmicas.

A solução apresentada, baseada na utilização de “músculos pneumáticos”, constitui uma solução muito competitiva na óptica do custo/características funcionais.

 

O Problema

 

Actualmente existe uma crescente sensibilidade social para os problemas associados a catástrofes naturais.

Uma das vertentes das catástrofes naturais de maior impacto social e de difícil previsibilidade está associada aos sismos.

 

A Motivação

 

Geralmente, as concretizações de simuladores sísmicos são realizadas através de soluções óleo-hidráulicas ou eléctricas levando a um elevado gasto económico.

Em instituições de ensino superior, em Portugal, não se conhecem simuladores sísmicos multiaxiais, embora a sua necessidade seja manifesta.

Esta carência tem sido suprida com o recurso a simuladores uni- ou bi-axiais de baixa capacidade de força.

 

A Aplicação

 

O objectivo do SIMULADOR SÍSMICO MULTIAXIAL é permitir disponibilizar uma infra-estrutura de valor económico reduzido para utilização em:

           - ensino de Engenharia Estrutural e Sísmica;

           - apoio em gabinetes de estudo de Engenharia;

           - apoio ao desenvolvimento de produtos;

 

Principais Características

 

- Nº de graus de liberdade

:  5

- Elevada capacidade dinâmica        

:  >10 Hz

- Accionamento  por “músculos pneumáticos”

- Elevada compacidade  

:  0,8 m3

- Elevada relação força/dimensão  

:  massa provete máx. <= 100kg

Fácil portabilidade 

:  <250 kg

Baixos requisitos energéticos

: energia pneumática

Baixos requisitos de instalação

 

Visita à exposição ENDIEL 2007

 
endiel_logo
 

O protótipo apresentado a concurso no Salão de Inovação e Criatividade do ENDIEL 2007 resulta de um trabalho iniciado em 2005 relativo ao potencial de aplicação de “músculos pneumáticos” da FESTO.

A elevada capacidade de força deste novo tipo de actuador associada à sua ausência de inércia tornam-no uma solução importante para aplicações dinâmicas.

O desenvolvimento apresentado, sob a responsabilidade do Prof. Francisco Freitas, tem sido conduzido por alunos de Engenharia Mecânica, da opção de  Automação, Instrumentação e Controlo.

O projecto foi iniciado em 2005 pelo aluno Sílvio Augusto e presentemente continuado pelos alunos André Martins e Daniel Gonçalves.

O grau de concretização que este projecto atingiu e a capacidade que ele tem para vir a demonstrar utilidade para outros profissionais de engenharia são, para os proponentes, um motivo de satisfação.

 

O Grupo de Trabalho

 

Prof. Francisco Freitas

André Martins

Daniel Gonçalves
Sílvio Augusto

 

Conquista do 3ºlugar

 
premio
 

Fotos:

 
mesa1
circuito
 
mesa2
esqueleto
 
poster1
poster2