DOCUMENTO IMPORTANTE, TRANSCRITO DO ORIGINAL,
ONDE SE PROVA QUE PORTUGAL SE FUNDOU E CRESCEU
NA MARGEM ESQUERDA DO RIO DOURO,
NO LOCAL EM QUE SE SITUA, HOJE,
VILA NOVA DE GAIA
O documento, que inserimos foi copiado do original, conforme está escrito no Livro Preto da Sé de Coimbra, hoje na posse da Biblioteca da Universidade.
Tão precioso documento refere-se à doação, que D. Ordonho II, décimo Rei de Astúrias e Leão (1) fez ao bispo D. Gamado, quando este antístite resignou a prelazia de Coimbra para se recolher num convento, que, então, existia na actual freguesia de Crestuma.
Nunca foi publicado, na íntegra, que saibamos, em qualquer abra literária.
E, por isso, cremos que será bem recebido por todos os que se dediquem ao estudo do passado histórico de Vila Nava de Gaia.
Custou muitas diligências a obtenção da cópia do original, que possuímos devidamente autenticada.
Vai traduzido do documento apensa, em que está lavrado, o mais fielmente possível, porquanto, sendo muito antigo, encerra termos que não se encontram nos dicionários latinos que foram consultados.
Este documento, que o grande historiador, Dr. João Pedra Ribeiro, encarece nos trabalhos históricos que escreveu, vem fazer muita luz sabre o passado história de Gaia, como também de outras terras situadas, na sua quasi totalidade, ao sul do ria Douro. Acompanhamo-lo de notas, que nas foi possível obter, dos bens doadas ao bispo D. Gomado.
Um propósito tem na publicação deste documento: Comprovar a remota fluorescência de CALE e a existência da vila denominada PORTUGAL, confrontando com MAFAMUDE e COIMBRÕES, no século X, ande, presentemente, está estabelecida a terceira terra do país, depois de LISBOA e PORTO: a nossa querida VILA NOVA de GAIA.
Resta-nos a consolação do dever cumprido, pela nossa parte, de bem divulgar um documento que comprova a alta antiguidade de GAIA e a existência de CALE, ao sul do Douro, na área em que, mais tarde, no ano de 1253, por sua «Carta de foral», a Rei D. Afonso III estabeleceu a sua Mea Vila de Gaia.
-----------------------------------------------------------------------------
(1) Reinou desde 914 a 924
pag 2
|