Paços do Concelho de Vila Nova de Gaia
* * *
Foi o vereador e prestigioso notário Miguel Joaquim da Silva Leal Júnior, quem, ocupando a presidência do Município, empreendeu a construção de uns Paços do Concelho que estivessem à altura da categoria de tão importante terra: Vila Nova de Gaia.
E, assim, no ano de 1914, depois de aprovado o respectivo projecto, da autoria do arquitecto Sr. António de Oliveira Ferreira, o Município adquiriu o respectivo terreno, onde, em 25 de Julho de 1915, foi lançada a primeira pedra do actual edifício dos Paços do Concelho.
Todavia, devido à eclosão da guerra 1914-1918, e, bem assim ao encarecimento de materiais e mão-de-obra, somente, no dia 29 de Janeiro de 1925, é que, sob a presidência do prestigioso gaiense nato, Sr. Dr. Joaquim Francisco Pedrosa Júnior, se celebrou, nos novos Paços do Concelho, a primeira sessão Municipal.
O magnífico salão nobre foi inaugurado, solenemente, sob a presidência do ministro Pais e Sousa, no dia 1 de Dezembro de 1930.
Como pormenor, informamos que o primeiro serviço do «Registo Civil», feito nos novos Paços do Concelho, foi o do registo de nascimento do Sr. Dr. Joaquim de Oliveira Pedrosa, filho do proeminente Gaiense, Sr. Dr. Joaquim Francisco Pedrosa Júnior.
O Autor,
José Diniz dos Santos
19 pag
|