|
 |
RNTV - MAIS 273 HORAS A DAR VOZ AO NORTE
2008-01-08
Até ao final de 2007 o RNTV contava com 273 horas de emissões regulares a dar voz do Norte. O novo ano arrancou com desporto e as novidades não ficam por aqui.
De perfil regional e informativo, o canal aposta e pretende marcar a diferença pela forte interacção com o público. No ar desde 17 de Dezembro a RNTV já emitiu mais de 273 horas sob a direcção de Paulo Pereira e Vitor Fernandes. Durante o primeiro trimestre de 2008 a RNTV prepara-se para lançar 3 novos programas informativos a juntar ao espaço de desporto que arrancou no inicio do ano.
´ Afirmando o perfil informativo, através de três noticiários diários (19:30, 21:30 e 23:30), a RNTV Região Norte TV emitiu até final de Dezembro mais de 50 horas de informação dedicadas aos principais distritos do Norte do país, cujo arranque das emissões regulares verificou-se ao final do dia 17-12-2007.
´ Num total de 273 horas de emissão (até final de Dezembro), a aposta foi para a vertente informativa, difundido 17 programas de Grande Reportagem e 30 noticiários, com cerca de meia hora de duração cada, dedicados aos temas fundamentais para o Norte. O destaque informativo tem sido para Grande Porto que ocupa cerca de 75% do tempo de informação/noticiário, mas no curto prazo os objectivos passam por apostar cada vez mais nos distritos de Bragança, Vila Real, Braga e Viana do Castelo que passaram a ocupar 50% do tempo do noticiário, transformando a RNTV num canal que, efectivamente, seja a voz de toda a região.
A voz Norte é ouvida de diversas formas, quer através dos cerca de 30 minutos de VOX POP diários, onde o comum nortenho é chamado a opinar sobre diversos temas. Quer através da participação de figuras de elevado prestígio na região como, Manuel Monteiro, Antero Braga, Pinto da Costa, Rui Sá ou Narciso Miranda, que diariamente com intervenções de cerca 30 minutos complementam a programação com as suas opiniões. Este espaço já representou mais de 16 horas difundidas entre o início das emissões e o final do ano 2007.
O ano de 2008 marcará novos investimentos no canal a juntar aos cerca de 300 mil euros já investidos para dotar a RNTV de meios técnicos e humanos capazes, destacando-se os estúdios e salas técnicas de apoio. O ano começou com um reforço do noticiário diário, passando de duas para 3 edições diárias (19:39, 21:30 e 23:30); além de vários espaços diários ao longo do dia dedicados à actualidade informativa da imprensa diária. Também arrancou com o lançamento de um espaço diário de aproximadamente duas horas e produção própria dedicado à transmissão de jogos da Divisão A1 masculina e feminina de Voleibol e da 1ª Liga de Basquetebol. Mas as novidades não ficarão por aqui estando previstos 3 novos programas informativos na área económica, jornalismo de investigação e opinião pública.
Toda a programação do RNTV, 18 horas diárias, é resultado de produção e gestão própria. O RNTV pretende a curto prazo, e conforme noticiado inicialmente, passar a difundir 24 horas de emissão contínua.
|
|
|
|
|